Svetlana Ruseishvili (COORDENADORA)

Professora no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Sociologia da London School of Economics and Political Science-LSE (2023-2024) e na Escola de Estudos Eslavos e do Leste Europeu (SSEES) da University of London-UCL (2023). Doutora em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Moscou Lomonossov (2008), mestrado (MASTER 1) em sociologia pelo Collège Universitaire Français de Moscou (2008) e mestrado (MASTER 2) em Ciências Sociais pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS – de Paris (2010). É coordenadora acadêmica da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/UFSCar). Linha de pesquisa: processos migratórios internacionais históricos e contemporâneos, regimes de mobilidade, governança migratória, refúgio, transformações de cidadania e nacionalidade.

Oswaldo Mario Serra Truzzi

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, onde atuo no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Possuo Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1985), Curso de especialização em Gestão Pública na HEC (École des Hautes Études Commerciales (1983) e Curso de Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1979). Fui Visiting Scholar, como bolsista Fulbright, na Universidade de Chicago (1992), onde realizei também estágios de pós-doutorado (1996, 2000 e 2006). Trabalhei como pesquisador do IDESP entre os anos de 1990 e 2002. Acumulei alguma experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Migrações, História Social da Imigração e Sociologia das Organizações. Fui palestrante convidado (Guest Speaker) na Columbia University (2018), na Brown University (2015), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2014), na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2013), na Tokyo University of Foreign Studies (2012), na Universidad de Salamanca (2010), na American University of Beirut (2006), na Université de Notre Dame, Líbano (2006) e na University of Chicago (1993). Coordenei, entre 1998 e 2000, e entre 2007 e 2009, o Grupo de Trabalho Migrações Internacionais da ANPOCS. Sou filiado à ANPUH e à SSHA (Social Science History Association). Integro a Red de Estudios Migratorios Transatlánticos, com sede no CSIC, em Madri. Dirigi de 2000 a 2016 a Editora da Universidade Federal de São Carlos. Sou pesquisador do CNPq e membro da Coordenação de Área de Ciências Humanas e Sociais (CHS I) da FAPESP. Em 2019, o Arab-American National Museum outorgou-me o prêmio “Evelyn Shakir Non-Fiction Award Winner” pelo livro “Syrian and Lebanese Patricios in Sao Paulo” (University of Illinois Press).

caio da silveira fernandes

Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Geografia Humana, Ensino de Geografia, Políticas Migratórias e Migrações Internacionais e Cotidiano.

rafael faustino 

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com bolsa de pesquisa CAPES. Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2023) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2013). Estuda a conexão entre religião e migração, pesquisando a participação de uma rede de igrejas no deslocamento de centenas de ucranianos para o Brasil em 2022.

ana maria augusti

Estudante de Ciências Sociais na UFSCar desde 2021. Pesquisa migração com enfoque em gênero. Recentemente, concluiu sua iniciação científica, financiada pelo CNPq, com o título: ‘Incorporação Migrante e Reprodução Social: Uma análise a partir de mapas sociais de mulheres migrantes no interior de São Paulo’.

JÁ PARTICIPARAM DO GRUPO:

João Pedro Volante

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente é mestrando em Sociologia pela mesma instituição e também membro do grupo de pesquisa “História Social da Imigração e do Trabalho”, coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi. Sua dissertação de mestrado intitulada “Processos pioneiros de diferenciação socioespacial urbana no oeste paulista: o caso de São Carlos (1880-1914) ” investiga – a partir de uma reconstrução histórico-sociológica – como diferentes grupos étnico-raciais se configuraram no espaço urbano de São Carlos durante o final do século XIX e início do XX.

RENAN VIDAL MINA

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Vigo (2012-2013), no curso de Ciências Ambientais. Autor das seguintes publicações: “A “cordialidade” do povo brasileiro frente à imigração de venezuelanos em Roraima: uma discussão sobre a xenofobia” (Revista del CESLA, Varsóvia, 2018); “Os clubes de futebol de São Paulo e a formação dos espaços de sociabilidade: da comunidade britânica à iniciativa dos trabalhadores fabris, 1895-1930” (São Paulo: Ludens, 2016); entre outras.

Monique Roecker Lazarin

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Seus estudos e pesquisas são direcionados para as temáticas de infância e de migração. Atualmente trabalha como assessora técnica na Casa de acolhida para migrantes e refugiados Dom Luciano Mendes de Almeida.

Ellen Roberta Gomes dos Santos

Graduanda em Ciências Sociais, na Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos. Ênfase em Sociologia e Sociologia da Migração