Svetlana Ruseishvili
Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (2016), mestre em ciências sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales -EHESS- de Paris (2010) e graduada em sociologia pela Universidade de Moscou Lomonossov (2008). Em sua tese de doutorado pesquisou a imigração russa no Brasil após a revolução bolchevique de 1917, tendo abordado temas como a criação da categoria “refugiado”, colonização eslava do interior paulista, identidade nacional e relações étnicas em São Paulo das décadas de 1920-1940, recepção dos refugiados russos pelo Brasil após a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente se dedica à investigação do regime global da mobilidade, migrações e subjetividades, governança migratória e refúgio.
É coordenadora acadêmica da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) para refugiados na UFSCar.
Aline Lima Santos
Pós-Doutora no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências (2016), na área de Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo. Estudou migrações entre Brasil e Portugal, destacando o período 2000-2015 em seu mestrado e doutorado. É Bacharel e Licenciada pela Universidade de São Paulo (2005). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo no doutorado (2012-2016) e no mestrado (2008-2010). Realizou Estágio em Pesquisa no Exterior com bolsa FAPESP (BEPE/FAPESP) (2013-2014) e teve auxílio financeiro à pesquisa do Instituto Camões em parceria com a Cátedra Jaime Cortesão (2010), nessas duas ocasiões realizou investigações científicas em Portugal. Atua na produção de materiais didáticos voltados ao ensino básico. É pesquisadora associada ao LABOPLAN desde 2002, dedicando-se a estudos pertinentes à Geografia da População e Geografia Agrária.
Caio da Silveira Fernandes
Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Geografia Humana, Ensino de Geografia, Políticas Migratórias e Migrações Internacionais e Cotidiano.
Renan Vidal Mina
Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Vigo (2012-2013), no curso de Ciências Ambientais. Autor das seguintes publicações: “A “cordialidade” do povo brasileiro frente à imigração de venezuelanos em Roraima: uma discussão sobre a xenofobia” (Revista del CESLA, Varsóvia, 2018); “Os clubes de futebol de São Paulo e a formação dos espaços de sociabilidade: da comunidade britânica à iniciativa dos trabalhadores fabris, 1895-1930” (São Paulo: Ludens, 2016); entre outras.
Monique Roecker Lazarin
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Seus estudos e pesquisas são direcionados para as temáticas de infância e de migração. Atualmente trabalha como assessora técnica na Casa de acolhida para migrantes e refugiados Dom Luciano Mendes de Almeida.
João Pedro Volante
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente é mestrando em Sociologia pela mesma instituição e também membro do grupo de pesquisa “História Social da Imigração e do Trabalho”, coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi. Sua dissertação de mestrado intitulada “Processos pioneiros de diferenciação socioespacial urbana no oeste paulista: o caso de São Carlos (1880-1914) ” investiga – a partir de uma reconstrução histórico-sociológica – como diferentes grupos étnico-raciais se configuraram no espaço urbano de São Carlos durante o final do século XIX e início do XX.